Image Map

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dois. Ou não.

Tumblr_lw3nv5am251qgmppdo1_500_large

     Começou pelo papel. Colocou-o sobre a mesa e pôs-se a encará-lo; tão branco que chegava a ofuscar seus olhos. Liso como se tivesse acabado de sair da fábrica.
     Pegou o lápis. Passou-o pelos dedos e encostou a ponta afiada no papel. Decidiu usar caneta. Mudou de ideia e voltou para o lápis; sua letra saía melhor com ele. Repousou-o de volta no papel, sem saber por onde começar e se deveria realmente fazê-lo.
      Havia recebido a proposta de pôr em folha limpa a definição do que era ser um casal. Passou noites virando e revirando na cama e se questionando sobre o que, aparentemente, seria uma pergunta óbvia de se responder. Pensou em todos os casais que conhecia, e embora todos fossem parecidos, mantinham uma série de diferenças entre si. Havia os que brigavam mais do que se amavam; estes eram seus pais. Havia os que estavam juntos há pelo menos cinquenta anos; como seus avós. Tinha também os casais de faixada, como a vizinha lá do 55, que mantinha com o marido uma relação que o prédio todo sabia que era pura farsa, muito embora só os dois não percebessem. Ou até percebiam. Tinha os recém-casados, os namorados, os noivos, os enrolados, os que ficavam só na troca de olhares.
     O que é ser um casal? É estar do lado sempre, independente do que aconteça? É somente dar amor? É só o físico? É um misto de confiança, amor recíproco, companheirismo e mutualismo? Ou ser um casal é também ter ciúmes, brigar, xingar e ser teimoso?
     Ela voltou para o papel, mas depois de pensar sobre tudo o que um casal é e constrói sobre si, finalmente soube exatamente o que poria na folha: nada. Casais são como folhas brancas; é você quem vai decidir o que vai ser escrito ali, qual a história que vai ser contada nele e o que ele vai significar. Ou se não vai significar nada. É você quem vai trabalhar nele para que seja o que você quer. Casais não são feitos sob forma ou medida: são moldados. Por duas pessoas.

Beijos e me liga para dar a sua definição do que é ser um casal :*

PS: Estou perdendo o jeito da escrita. Sentei inúmeras vezes para escrever essa semana e não consegui uma vírgula. Ficou confuso, eu sei. Não consegui passar a ideia que queria, mais uma vez.
PS2: Comente, deixe sua marquinha aqui :)

7 comentários:

  1. Não se preocupe flor, isso acontece pelo fato de não escolhermos as palavras, são elas que nos escolhe.(Pelo menos comigo é assim).

    ótima noite :)

    ResponderExcluir
  2. Se alguém me pedisse uma definição de casal eu diria que são duas pessoas que estão juntas porque querem, mas na verdade eu não faço ideia do que é ser um casal. Tem coisas que vivemos sem precisar explicar.
    Quanto ao texto confuso, é como a Kassya disse: as palavras nos escolhem e cabe a nós aceitar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Verdade guria, e de um fim surpreendente. Casais são duas pessoas tentando fazer dar certo, cada um a seu modo, com sua forma de sentir e pensar, seu jeito de agir e demonstrar. Não há padrão, nem regras, nem nada. Cada casal é diferente, assim como nossa união com pessoas diferentes também é. O certo mesmo é que essas duas pessoas realmente se gostem e se esforcem pra que funcione. Beijões

    ResponderExcluir
  4. Pois fique a senhorita sabendo que não tá nem de longe confuso, e sim genial, lindo e verdadeiro. Casal é isso mesmo, cada par com a sua própria história e definição, com a sua folha em branco para que sejam escritas suas peculiaridades, seus sentimentos e sua história.
    Uma doçura de texto esse seu!
    ps: ahh, acho tão fofo cada comentário que você faz lá! Fico feliz que sempre se identifique e que nossos moços sejam tão parecidos, hahahaha... É um bom sinal, e sabe qual? Estamos muito bem acompanhadas por pessoas de corações raros, isso é maravilhoso! *-*
    Um beijo, flor linda.
    É sempre muito bom vir aqui. :)

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso! Concordo com a Emi, de confuso não tem nada, Yasmin.
    Adoro parar pra pensar nas coisas, tentar conceituar algumas de acordo com o que eu acho, com base no que eu vejo, sinto, etc. Mas o tenho feito com tão pouca frequência, são tantas coisinhas que nos enchem a mente durante o dia, e vão se acumulando de uma forma tão chata que às vezes a gente se acostuma, o que é pior.
    Já parei pra pensar no que seria um casal, chego a inúmeras conclusões e a conclusão nenhuma, justamente por isso, as pessoas não são iguais, não agem igualmente, não pensam igualmente, tem necessidades diferentes, são rodeadas de pessoas distintas, que acabam interferindo, mesmo que não intencionalmente na vida delas. É muito relativo, é muito diferente, são tantas condições, embora a gente saiba que também há tanto em comum entre um casal e outro.
    O engraçado é que dia desses eu tava conversando com um amigo sobre isso, ou algo parecido, sobre o quanto um casal tem que ceder pra que uma relação dê certo, pra que eles sejam felizes, e pra que sejam minimizadas suas brigas, discussões etc. Enfim.
    Ótimo texto, como sempre, é muito bom vir aqui. <3

    ResponderExcluir
  6. Que lindo. MESMO. De verdade. Achei de uma perfeição e significado incrível, que me identifiquei. *-*

    ResponderExcluir
  7. Se você perdeu o jeito com a escrita tenho medo de descobrir o que aconteceu comigo!
    Texto muito bom, gostei da definição de um casal, o que importa mesmo é o que você sente do lado da pessoa.
    Talvez só vivendo que a gente descubra...

    Seguindo seu blog.

    ResponderExcluir

Não leio mentes ainda, então não vou saber o que você achou a menos que comente.