quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Adeus, vestibular.


Lol          Ah, a dor e a delícia — muito mais dor que delícia  de prestar vestibular. Recentemente, fui submetida a esta dolorosa realidade; e eu adoraria se o problema maior fosse só o fato de ir lá e fazer as provas. Mas a tortura se encontra no que antecede tudo isso.
           Já aviso de antemão que, se você ainda não prestou o vai prestar o vestibular esse ano, é melhor que clique no "x" vermelhinho, ali, no cantinho superior direito da sua tela, tá vendo? Juro, não quero desmotivar ninguém. Só achei que seria legal vomitar aqui um pouco da angústia que foi o meu ano de 2013...
          Durante os longos 11 anos de vida escolar, fui incentivada (ou obrigada, como preferirem) a dar o melhor de mim no que diz respeito apostilas, papel e caneta. Estudei minha vida toda em escola pública, sendo os três últimos anos em ETEC (Escola Técnica Estadual). Prestei o queridinho ENEM, como treineira, ao fim de 2012 e consegui aprovação no curso que eu queria, pela UFSCar. Fiquei feliz, claro. 2013 chegou e eu decidi que ainda assim faria cursinho porque, né, geralmente tudo de mais ridículo costuma acontecer comigo e eu não ficaria surpresa caso não conseguisse passar de novo. Me matriculei no cursinho pré-vestibular que a própria UFSCar oferece e lá fui eu achando que seria tudibom. Mas o que eu não sabia era que aquilo, o cursinho, seria o maior inferno temporário dos meus breves 18 anos. Não que isso tenha a ver com o cursinho em si, com os professores (que eram maravilhosos) ou com o método pedagógico; longe disso. O problema era mesmo comigo.
         Comecei o ano com aquela animação que geralmente se tem em todo início de alguma coisa. Estava motivada ao nível vou-passar-em-Harvard. Um mês se foi e meu ânimo caiu para vou-passar-no-ITA. No segundo mês, dá-pra-passar-na-USP. Só sei que ao fim do primeiro semestre, meu medidor motivacional beirava o acho-que-dá-pra-conseguir-naquela-faculdade-UNIalgumacoisa. Dali para frente, passei a ser turista do cursinho e ia três vezes por semana, nas aulas de matérias nas quais a escola tinha um pouco de deficiência; e nisso, o pré-vestibular ajudou bastante.
         Mas o que realmente me irritava era a coisa mais óbvia sobre um cursinho: o fato de estudar um conteúdo já visto. Não sabia que estudar a mesma coisa mais de duas vezes poderia ser tão torturante assim, o que não me ajuda a entender os vestibulandos de Medicina que fazem sei lá quantos anos de cursinho. Sobre o conteúdo, apesar de ser um pouco diferente do que é ensinado em escola, tendo em vista o foco em aplicação ao vestibular, de certa forma acaba sendo massante e repetitivo. E em vários momentos durante o ano, eu me peguei observando todo aquele processo preparatório e vendo como a vida de alunos e professores pode girar em torno de uma única coisa; ou melhor, de um único dia: o do vestibular. Chega a soar paranoico, não?
          Além de disso, ainda tinha a galera da minha turma. Durante um ano letivo, não consegui fazer amizade com uma pessoa sequer, e olha que eu nem sou 100% antissocial. Não sei se dei azar com a classe ou se a galera era chata mesmo. Inclusive, com base em uma pesquisa de observação, concluí que vestibulandos de Medicina (os mesmos citados ali em cima) são pessoas bastante chatas, salvo algumas exceções. Também percebi que estudar à noite não funciona comigo; eu, de fato, funciono melhor quando o sol se põe, mas isso não se aplica às salas de aula. Me lembro como se fosse hoje de todas as vezes em eu olhava o relógio, via que o horário da aula estava chegando e começava a pensar em todas as desculpas plausíveis para poder faltar sem que minha consciência pesasse; geralmente, a única eficaz era sobre a janta quentinha que eu poderia comer em casa, sob a ideia de que "eu preciso me alimentar direito".
          Só sei que eu não passaria por tudo isso novamente. Mesmo se eu não fosse aprovada em nada. E a boa notícia que eu tenho é: graças a Deus, isso não aconteceu. Todo o sacrifício, ansiedade, angústia e nervos à flor da pele valeram a pena! Passei em Linguística e em Biblioteconomia, ambas pela Universidade Federal de São Carlos ( vulgo UFSCar), consegui bolsa integral para Relações Públicas na PUC-Campinas e fui aprovada em Fonoaudiologia, pela USP meu eu motivado no início do cursinho ficou feliz com esta última aprovação. E, com base na minha escolha, informo que a pessoa que vos fala será uma futura linguista!  

(eu de bixetinha — e bastante limpinha — pra vocês)

Beijos e me liga para contar do seu trauma pré-vestibular :*

Apesar de ter sentido bastante falta do blog no tempo que me retirei daqui, acho que valeu a pena. E também tô chateada porque agora não vou mais poder culpar o vestibular pelas minhas negligências quanto ao blog. E sobre o meu curso: "mas Yasmin, você vai fazer Lingu... O quê? O que é isso?". Acostumada com esse tipo de pergunta, posso fazer um post sobre o curso daqui a alguns meses, quando eu tiver mais propriedade do assunto. O que vocês acham?

9 comentários:

  1. Que sensação maravilhosa!! Já passei no vestibular, mas nada muito espetacular, porque não passei no que sempre quis que é medicina. Então a felicidade nem foi tanta. To doida pra sentir esse alívio e, olha, sinceramente, acho um saco estudar tudo de novo e etc, mas fazer o que? Sempre tem algum detalhe que a gente esqueceu ou deixou passar antes, aí a gente estuda mais. Espero mesmo que eu sinta essa sensação logo, to ficando impaciente com tanta espera.
    E, sobre você passar, fico muito feliz mesmo por você e os seus cursos me lembraram de mim no terceiro ano, quando botei administração, medicina, odontologia, queria colocar engenharia, jornalismo e etc. Foi uma loucura só. Mas, ainda bem que você escolheu e depois fala mais sobre tua futura profissão, não conheço muito.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Parabéns!!
    Morro de medo do dia que eu passar por isso a.a

    ResponderExcluir
  3. Ê, também fiz etec.
    Também fiz cursinho, só que aos sábados, eu já trabalhava.
    Realmente é bem paranóico. Aos dezessete anos chegam e falam pra ti: VOCÊ, DEVE ESCOLHER ESSE ANO O QUE QUER FAZER PRO RESTO DA SUA VIDA, MUAHAHAH(sem errar ein, sério, escolhe logo).
    Mas graças a Deus pra mim deu tudo certo /ufa.
    PARABÉNS PRA TI!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah eu nem sequer passei por isso! Eu não aguentaria. Quando achei que era a hora, trabalhava fora e tals, optei por pagar o curso que eu queria em uma uni da vida. Eu terminei, trabalho na área e fim. Não me arrependo e nunca desejei uma pública, sempre pensei que não valia o esforço todo pra chegar no mesmo lugar onde estou hoje. Claro, esta é minha percepção, fico sempre contente quando alguém que estudou muito passa, tipo quando meu namorado passou na USP, mas só eu sei o quanto ele sofre lá rs e isso reforçou minha teoria de que eu não suportaria (leia-se, preguiçosa).
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Segue meu blog: recantodaanalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente o período que antecede o vestibular é uma tortura só. E bem, para mim não foi muito diferente de você, foram uns 10 meses estudando direto coisas que já tinha visto e que não estava muito a fim de ver de novo, graças consegui passar no vestibular. Acho que não conseguiria aguentar de novo mais um ano daquilo.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. que amôôôô
    meu deus, deve estar sendo mutcho louco o negócio na faculdade, porque faz tempo que você não aparece aqui :'(

    mas é por um motivo bom!

    eu tive a sorte de encontrar um cursinho pré-vest muito amor, que se tornou minha segunda família. frequento o educafro desde 2011 e só agora eu realmente decidi que quero prestar vestibular e, quem sabe, me tornar uma universitária.
    estudei durante um tempo em outro cursinho (nos dois ao mesmo tempo, no caso) e não foi a mesma coisa... as pessoas pareciam indiferentes, sabe? sei lá, era claro o clima competitivo que havia lá. nem fiquei até o final.

    mas mesmo depois de um ano difícil, fico feliz que tenha entrado em algo que gostaria! e espero que dê tudo certo nessa sua nova jornada ^-^

    beijos!

    www.petitemanie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, acompanho o teu blog há um tempinho e lembro de quando você começou a dizer que precisaria se dedicar mais ao vestibular. Entendi perfeitamente. Afinal, eu já tinha passado por isso há pouquinho tempo. Mas ver sua felicidade primeiramente no facebook e agora aqui no blog fez com que a minha saudade do seu blog fosse um pouco esquecida rs Sério. Gosto demais daqui, mas entendo que precisamos cuidar da nossa "vida real" e por isso nunca irei abandonar o Bom Dia, Sophia :) Estarei sempre presente quando vir um post novo. Novamente: parabéns!!! AGORA APROVEITA!!! :D

    ResponderExcluir
  9. É eese momento final de "PAASSEI" que tá me motivando a continuar no pique no segundo ano de cursinho. MEU PAI o que eu nao faço pra entrar na droga da faculdade de direito ahahah Mas parabéns, tomara que você se de super bem na profissão :)
    Beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não leio mentes ainda, então não vou saber o que você achou a menos que comente.