Image Map

sábado, 10 de agosto de 2013

Do miojo à Ana Maria.

          Já devo ter dito em algum lugar deste blog o quanto eu adoro comer; apesar de ser muito magra e passar a impressão de que eu não sou tão chegada assim na coisa. Sempre fui de assistir aos programas de culinária (alô, alô, Palmirinha) que geralmente são exibidos na TV, mas nunca tive a oportunidade de fazer as receitas, de fato.


Food<3          Quando eu era criança,  me lembro que em algum dos meus aniversários eu ganhei uma daquelas cozinhas de plástico que vêm com armário, pia, fogão e ainda tinha algumas panelas e talheres. Passava longas tardes brincando de cozinhar e adorava. Porém, quando eu cresci e percebi que "cozinhar de mentirinha" era chato demais, fui apresentada a uma realidade que pôde me ajudar a concluir que: eu não tenho dotes culinários. E é aí que começa a minha saga na cozinha.
          Quando mais nova, nunca precisei me preocupar em ir para cozinha, pois aqui em casa sempre foi minha mãe quem preparou as refeições. Mas com o tempo eu percebi que seria saudável que eu aprendesse a fazer as coisas que eu gosto para que eu não precisasse depender de ninguém quando as lombrigas atiçassem. Não me lembro quando foi a primeira vez que eu tentei preparar alguma coisa, mas sei que miojo não conta; afinal, esta é quase uma coisa que a gente já nasce sabendo fazer.
Com as minhas primeiras visitas à cozinha para de fato cozinhar, eu acabei montando uma coleção (ainda não finalizada) de tentativas falhas que só serviram para me fazer acreditar que eu nunca seria capaz de preparar comida de verdade ou sentir amor por panelas.
          Meu primeiro trauma foi adquirido com a receita do tal bolo de caneca que todo mundo diz que é fácil e gostoso e simples e prático e rápido e... E o meu resultado foi este. Apesar da frustração, eu continuei insistindo e a lista de traumas culinários foi aumentando cada vez mais. Teve o episódio dos cookies que ficaram tão duros que se caíssem no chão, quebrariam o piso; a palha italiana que ficou parecendo um chiclete de tão grude-grude. Teve o bolo de chocolate em que eu usei sal ao invés de açúcar (mas eu creio que isso tenha sido mais por burrice do que falta de habilidade com a coisa), o chocolate quente que eu consegui transformar em mousse por excesso de maizena, a pipoca doce que eu fiz com que ficasse colada no fundo da panela e olha, foi difícil desgrudá-la de lá. 
          Mas eu acho que a pior das piores experiências foi com uma torta salgada que eu decidi fazer às 2h da manhã. Peguei a receita na internet, separei os ingredientes e deixei-os todos expostos no balcão, à la Ana Maria Braga. Segui cada vírgula da receita, com o maior carinho do mundo, e correu tudo extremamente bem até eu colocá-la no forno. Deixei lá e não se passaram 2 minutos para que eu percebesse que a assadeira estava derretendo. Sim, d-e-r-r-e-t-e-n-d-o. A bendita não era feita desses materiais que geralmente compõem as assadeiras normais, mas eu já tinha levado ela ao forno elétrico e ao microondas. E aconteceu o que aconteceu. Depois disso, fiquei uns dois meses sem nem pensar em fazer alguma coisa na cozinha.





          Depois de passado o tempo necessário para que eu me recuperasse do trauma, fui me arriscar novamente. Era uma noite de domingo, nestas últimas férias de julho, e me deu aquele tipo de fome que a gente tem quando não há nada pronto. Fui até o computador e busquei por receitas simples, embora eu já tenha conseguido estragar até as mais fáceis. Procurei, procurei, procurei. Não encontrei nada que fizesse meu estômago se alegrar um pouco. Mas isso foi até eu me deparar com uma receita que fez o pessoal da sonoplastia da minha vida soltar um coro de anjos ao fundo. E era o passo-a-passo de um risoto *ok, deixo este espaço no texto que é pra vocês se recuperarem da crise de risos e poderem seguir com a leitura*. Me enfiei na cozinha por 1 hora e a cena final foi bem parecida com aquelas em que o médico termina a cirurgia exausto, passa a mão na testa, enxuga o suor e larga os bisturis, porém substituindo os artefatos médicos por uma colher de pau. E por um segundo, meus olhos se encheram d'água. A receita funcionou tão perfeitamente bem que eu fiquei até com pena de comer; e se eu pudesse, empalharia o prato ou imergiria-o no formol só pra conservar pro resto da vida aquela cena maravilhosa. Além de ter ficado uma delícia, este acontecimento histórico me motivou a continuar tentando. Desde então, eu aprendi a fazer cupcakes, mousse de maracujá, macarrão ao creme de leite e bacon, e (pasmem!): carolinas recheadas. Acho que a emoção que eu senti ao ver a massa ali, toda lindinha, crescendo no forno, deve ser bem parecida com o que se sente ao ver um filho nascendo. Foi mágico.
          A mudança na minha vida foi tão grande que, vira e mexe, me encontro namorando vitrine de lojas de artigos de cozinha e acho que estou desenvolvendo a Síndrome da Dona de Casa. Mas querem saber? Com síndrome ou sem síndrome, o que importa é: eu aprendi a cozinhar!


Beijos e me liga pra gente trocar receitas :*


Para não perder o costume, vou usar novamente a mensagem de rodapé do post pra me desculpar pela ausência das postagens e blablablá. Mas durante estas férias, além de ter dedicado um tempo à cozinha, estive pensando bastante no blog. Creio que eu esteja passando por uma fase um tanto quanto multimidiática da minha vida e no último mês tive muita vontade de investir nisso. Tenho alimentado um apego muito grande por vídeos em especial, mas também por todos esses outros formatos que têm surgido na blogosfera. Quem me acompanha desde o começo aqui no blog, com certeza conseguiu perceber que ele mudou ao longo do tempo, junto comigo. E de fato é isso mesmo que eu quero: que ele me acompanhe em cada etapa da minha vida. Por isso, estou pensando em inserir alguns detalhes por aqui, a fim de compartilhar a mudança que está acontecendo em mim. Tenho recolhido opiniões de várias pessoas a respeito e todas elas apoiaram a ideia. Não vou mudar da água para o vinho, nem deixar perder a essência que eu construí em 3 anos por aqui; e o que eu fizer, vai ser inserido aos poucos para a gente ver no que dá. Decidi aproveitar este post para apresentar uma das ideias, que é a "coluna" de culinária. Pensei que seria interessante que eu compartilhasse com vocês o que eu tenho aprendido na cozinha; e podem ter certeza de que vai ser da forma mais simples e prática que existe, haja vista todas as minhas frustrações passadas. Devo todos os créditos da ideia à minha amiga Lari (uma salva de palmas, plateia) e foi ela quem sugeriu um nome para a coluna. Preparados? Todos prontos? Aí vai: "Acordei com fome". Trocadilho com o nome do blog, "acordei", "Bom dia, Sophia"... Entenderam? Não? Ok.
Então é isso, gostaria muito, muito, muito que vocês deixassem nos comentários as opiniões, o que vocês acham da ideia, se gostariam de ver isso, vídeos e outras coisas no blog... Combinado? Obrigada! 


16 comentários:

  1. Eu gostaria de ter aventuras na cozinha! Pena que nao gosto de nada relacionado a casa ... Hahahahahaha! ;x

    Nao tem jeito: so aprendemos quando colocamos a mao na massa! Literalmente!

    Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Achei muuito engraçada as suas aventuras na cozinha! rsrs
    Eu tb me aventuro de vez em nunca, mas tenho mais sorte que vc kk
    Mas faz tempo que não vou pra cozinha preparar algo, é melhor mantê-la salva de mim.
    Olha, eu adoro ver vlogs diversos, acho uma boa ideia se vc fizesse vídeos para o blog sim!!

    ResponderExcluir
  3. Geeeeeeeeeeeeente eu ri demais... sem condições. Coitadinha da caneca cara, que bolo era aquele? haha. Ainda não consegui me controlar, pera. hahahaha. Ah, boa sorte com as novas receitas!!! Lá no blog eu sempre posto alguma coisa gostosa que eu faço (sim eu amo cozinhar e sei, morra de inveja hahaha) quando quiser passa lá e copia uma receitinha, nhac! :D

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. HUAHUASHUAS. Mas é sempre assim. Nem tudo dá certo. Principalmente quando estamos tentando algo pela primeira vez. é com se tivesse uma declaração pré-concebida dizendo: "não dará certo, mas tente".
    »» Emilie Escreve | »» Twitter

    ResponderExcluir
  5. Eu tive que me recuperar das crises de riso e depois chamei a minha mãe pra ler pra ela e tive que me recuperar dos risos mais uma vez e depois que olhei a foto do bolo de caneca ainda não consegui parar de rir. Todas essas coisas são bem a minha cara, fui fazer brigadeiro de panela e ele ficou duro tava mais pra um quebra queixo do que pra um brigadeiro, macarrão unidos venceremos, carne carbonizada. Essa vida não é justa, mas tem dias que eu ainda acerto uma receita. kkkkkk

    Estou tentando aprender, mas tenho meus traumas a serem recuperados.rsrs

    Beijos, moça aprendiz de cozinheira.
    eraoutravezamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkk adorei adorei esse post.
    Olha, eu também tinha muita dificuldade na cozinha. Minha receita salvadora não foi risoto. Foi danoninho. Sim, um troço simples. Tu já fez? eu sou apaixonada por danoninho, mas quando você é grande seus pais não compram mais. Então aprendi, é assim:
    1 lata de leite condensado
    1 lata de creme de leite
    1 suco tang de morango
    1 iogurte natural sem açuçar

    bate tudo, joga numa forma e deixa na geladeira uma hora. PRONTO.
    É isso. Fica tão gostoso que eu como a forma inteira. ai você usa essa receita pra tudo que é mousse. Substitui o suquinho de morango por todos os outros, fim.

    Olha, eu não encorajo as blogueiras a fazer videos, porque geralmente eu não tenho tempo pra ver :(
    Mas só de você postar mais vezes, eu já fico tão feliz! eu amo seu blog, amo ler aqui e adoro os comentários que você faz no meu.
    Beijobeijo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Yasmin. Desculpa, mas foi impossível não rir MUITO dos seus desastres na cozinha! Vi a foto do bolo de caneca e não me contive. Hahahaha, gente, eu não tô sozinha (coro de anjos ao fundo [parte 2])! Se bem que, agora que você já aprendeu, eu volto a me sentir uma Zé Ninguém com as panelas, né? Hahahaha, brincadeira.
    Bom, desde que descobri seu blog, passei a adorá-lo. Mudanças são sempre bem vindas, e acredito que a essência de ter um blog é exatamente fazer com que ele seja totalmente a nossa cara, o nosso momento. Então, fica à vontade pra fazer aqui o que quiser, flor. Só não deixa de escrever aqueles textos que a gente ama (que eu amo, adoro, sou fã! rsrsrs). Tenho certeza de que vou gostar das novidades e quero muito ver os frutos desse momento.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKK, seu bolo de caneca ficou lindo #sqn :x
    Pequena linda e minha, <3

    Laís Anjos

    ResponderExcluir
  10. Me diverti muito com a foto do seu bolo de caneca. haha
    Bem, eu não sou simpática a nada que esteja envolvido na síndrome de dona de casa, mas acho a culinária uma arte legal.
    E o que seriam Carolinas recheadas? Você pega a carolina, retira todos os órgãos e revestimentos internos dela, e depois enche de carne, ou chocolate, ou qualquer outra coisa? Se for isso, gostei. :)

    obs: aqui é a Mari (ex-corpse lolita) que escreveu o you're so dead. É que mudei de blog, e estou situando meus leitores rs.

    ResponderExcluir
  11. haha como eu me vi nesse texto, Yasmin!!
    Eu era péssima na cozinha, as receitas mais fáceis do mundo eu já consegui estragar. Até que de tanto eu insistir as coisas estão começando a se ajeitar. To fazendo almoço, jantar, ninguém mais reclama do gosto do meu ovo mechido e etc.
    To me descobrindo e to adorando, esse mundo culinário pode ser uma surpresa muito divertida! E gostosa, principalmente, né?? haha
    Me diverti demais com esse texto!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!, Deus te abençoe,amiga vc deve cozinha muito bem hahah, amei o seu blog sucesso, já estou te seguindo, Aguardando Retribuição.
    Canal Youtube:http://www.youtube.com/NekitaReis
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, encontrei alguém com os mesmos 'dotes' que eu na cozinha. A diferença é que você finalmente conseguiu aprender T_T Isso pq eu fiz UM SEMESTRE INTEIRO do curso de Alimentos no Senai. Sério, todas as meninas (e alguns meninos) aprenderam direitinho a fazer massa de macarrão, de biscoito, de bolo... Além de deixar tudo delicioso. E adivinhe só o que eu aprendi: N-A-D-A; E ai eu achei melhor desistir do curso (snif snif) e me especializar em outra área (T.I, mas isso não vem ao caso).
    Seu post me lembrou de uma vez que inventei de fazer um bolo. Ok, fui até a loja de coisas para bolos (????) e comprei 4848 essências, 486486456 cores de chantily, estrelinhas para enfeitar e várias coisinhas assim. Ok, era SÓ seguir a receita. MAS TCHARAM: coloquei quase meio potinho de essência e o recheio do bolo ERA SÓ CHANTILY. Tinha chantily por cima (cheio de estrelinhas) e chantyli por dentro. (ps: não sei escrever chantilly). Só sei que no final nem as formiguinhas comeram o tal bolo. E aí, depois de UMA SEMANA que ele estava parado ali na mesa, eu decidi experimentar. Isso resultou numa baita dor de dente T__T


    Beeeeijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  14. E você tem uma p... sorte em adorar comer e ser magra.
    E ainda gostar de cozinhar, eu tenho preguiça! Haha
    Bons temperos na vida e nos seus pratos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Sabe... o desastre do bolo de caneca também já aconteceu comigo! HAHAHA que texto divertidíssimo! Impossível não gargalhar, ainda mais porque passei por algumas situações assim também! Fiz um frango desfiado uma vez com requeijão, que... olha, melhor nem comentar, ficou horroroso!
    Estou seguindo o blog e vou acabar lendo todos os seus textos, hahaha. Quando tiver um tempinho visite o meu.

    http://sweetjaneand.blogspot.com.br/

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oiii!
    Sério, seu post me encorajou a começar minha ornada culinária u.u Eu sou um fracasso na cozinha também, mas tá hora de eu sair na zona de conforto. Não é sempre que eu vou ter a mamãe pra cozinhar.
    Ah, e a coluna de culinária está totalmente apoiada ^-^
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não leio mentes ainda, então não vou saber o que você achou a menos que comente.